P4-Processos biomecânicos reabilitadores e reparadores em odontologia: impacto na saúde e na qualidade de vida das pessoas

Coordenador: 
Prof. Dr. Carlos José Soares

Visando estudar o efeito da nanotopografia na população celular e diferenciação na osteoporose in vivo, serão utilizadas células estaminais mesenquimais da medula óssea (BM-MSCs) que podem se diferenciar em diferentes tipos celulares. A cultura "clássica" de BM-MSCs como populações aderentes de células em plástico produz colônias com variabilidade no potencial osteogênico. A topografia em nanoescala do titânio desempenha um papel importante no processo de osteointegração, induzindo diferenciação de células estaminais mesenquimais (MSCs) em osteoblastos.

O número de pacientes idosos que buscam tratamento com implantes dentários vem aumentado nos últimos anos, particularmente face ao número crescente de pacientes que sofrem de uma ou mais doenças metabólicas crônicas, como a osteoporose, que podem afetar a cicatrização óssea e levar a mais falhas no implante. Assim, será analisado o efeito biomecânico na interface de resinas compostas e estrutura dental intacta e com falha de interface gerada pela contração de polimerização e pela degradação do substrato dental sem remoção total da cárie prevenindo danos maiores a molares de pacientes jovens por meio de geração de elementos finitos e estudo clínico.

O efeito biomecânico será também investigado na interface de resinas compostas e estrutura dental intacta e com falha de interface gerada pela contração de polimerização e pela degradação do substrato dental sem remoção total da cárie prevenindo danos maiores a molares de pacientes jovens por meio de geração de elementos finitos e estudo clínico. Com isso, busca-se gerar modelos computacionais de simulação de interface frágil e ruptura adesiva e a interferência destes fatores na propagação de falhas em dentes posteriores, visando estabelecer o efeito clínico e o aspecto social de abordagem terapêutica minimamente invasiva com remoção parcial de cárie na longevidade e performance biomecânica de dentes posteriores.

Assim, objetiva-se consolidar a geração de modelos de elementos finitos específicos de pacientes para utilização na pesquisa e no desenvolvimento industrial de materiais odontológicos. Visa principalmente gerar conhecimento para minimizar a perda precoce de primeiros molares em pacientes jovens que interferem de forma importante na qualidade de vida imediata e futura.