Caso de Sucesso

Dispositivo desenvolvido na UFU auxilia na reabilitação de punho

Humberto Guedes de Oliveira
05/06/2025 - 09:24 - atualizado em 05/06/2025 - 09:24
Nesta entrevista da Série Inovação, conversamos com o pesquisador Rogério Sales Gonçalves, professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFU, responsável pelo projeto que deu origem a um dispositivo robótico que auxilia na reabilitação do punho em tratamentos fisioterapêuticos de lesões físicas ou neurológicas.
 
O equipamento fortalece as principais movimentações do punho, aliado à estratégia de jogos eletrônicos, que podem ser utilizados por múltiplos usuários em cooperação e competição, favorecendo o tratamento.
Confira os detalhes na entrevista completa:
 
Qual é a área de aplicação principal dessa tecnologia?
Ela serve para a reabilitação do corpo humano na fisioterapia. Sua grande área de aplicação é na Medicina de Reabilitação.
 
Como foi o processo de desenvolvimento da tecnologia? Quais foram os principais marcos alcançados durante esse processo?
O desenvolvimento da tecnologia passou pelo estudo dos movimentos de reabilitação do punho humano, concepção da estrutura, modelagem matemática, projeto mecânico 3D com simulações para analisar tanto o aspecto da engenharia, quanto da criação e modelagem de projetos, além do desenvolvimento do sistema de controle e da aplicação em jogos sérios. Após as aprovações no comitê de ética em pesquisa com seres humanos, testes estão sendo realizados com voluntários saudáveis e pacientes.
 
Quais problemas ou necessidades que a tecnologia busca solucionar?
A presente invenção é aplicada em pacientes que sofreram lesões do punho ou que tenham limitações de movimentos do punho em função de problemas neurológicos.
 
Qual o aspecto inovador ou diferenciado na abordagem adotada por esta tecnologia em comparação com as soluções convencionais?
Existem vários documentos de patentes que abordam ideias e dispositivos para reabilitação do punho humano. Contudo, em nosso levantamento de estado da arte, não encontramos arquiteturas que permitam, a partir de um único motor de rotação, realizar os três movimentos do punho humano de forma individual e controlável. Não encontramos também a utilização de um equipamento para reabilitação do punho humano acoplado a jogos sérios multiusuários, em que o paciente pode utilizar uma estrutura e competir/cooperar com outro usuário. Este outro usuário pode ser outro paciente, um voluntário ou o próprio profissional da saúde.
A mão do paciente é rapidamente fixada em uma plataforma móvel para a reprodução dos movimentos individuais do punho humano, sem a necessidade de diversos ajustes, como ocorre com outros dispositivos existentes. Após a fixação da mão, o equipamento já está pronto para uso. Para a realização dos diferentes tipos de movimento, a mão do paciente é fixada em determinada configuração ou orientação com relação ao equipamento.
Como a tecnologia pode impactar o mercado?
Junto ao envelhecimento acentuado da população mundial, devido aos avanços na medicina, nos dias atuais, observamos também um aumento de lesões neurológicas e de traumas que podem levar a sequelas, como problemas nos movimentos do punho. A reabilitação desses movimentos requer procedimentos especializados de alta intensidade, realizados por fisioterapeutas ou outros profissionais da saúde. 
Em geral, o processo de reabilitação do punho pode ser entediante e cansativo para os pacientes e profissionais da saúde. Essa tecnologia que desenvolvemos pode ser uma ferramenta capaz de estimular os pacientes nos movimentos de reabilitação do punho com o uso de um equipamento robótico de baixo custo associado a jogos sérios. Essa invenção também permite quantificar a evolução dos pacientes.
Por natureza, seres humanos apreciam jogos cooperativos e de competição Assim, o equipamento proposto possui o diferencial de ser utilizado por dois pacientes, um paciente e o profissional de saúde ou com outro voluntário/familiar, estimulando os procedimentos de reabilitação.
 
Qual é o estágio atual de desenvolvimento da tecnologia?
O dispositivo robótico multiusuário para reabilitação do punho humano já está validado em ambiente laboratorial e atualmente, após os procedimentos legais, nós estamos fazendo testes com pacientes.
 
(Reproduzido do Portal Comunica UFU)
Autor: João Damasio
Arte: Thamires Dantas