GUINCHO DE TRANSFERÊNCIA PARA PISCINA

Número do processo: 
BR 102022018735-5
Inventores: 
Cleudmar Amaral de Araújo, Cleiton Soares Camilo Junior e Daniela Moura Yoshida.
Categoria: 
Patentes
Áreas de Atuação: 
Equipamentos Laboratoriais e Hospitalares
Problema/Aplicação Tecnológica: 

O problema é a baixa acessibilidade das piscinas para pessoas com mobilidade reduzida, que são frequentemente impedidas de utilizá-las. Embora o exercício na água seja uma terapia física benéfica para pessoas com deficiências, as piscinas geralmente possuem apenas escadas ou degraus convencionais. Os elevadores de piscina convencionais também apresentam desvantagens, como complexidade, peso, preço elevado, dificuldade de uso e necessidade de auxílio de terceiros. A aplicação da invenção é fornecer um dispositivo para realizar a transferência segura e confortável de pessoas com mobilidade reduzida entre o deck (área externa) e o tanque da piscina.

Diferencial: 

O guincho de transferência proposto compreende uma estrutura de suporte (coluna) fixada numa base adjacente à borda da piscina, um conjunto de elevação, um elo de ligação e uma montagem de assento. Um gabinete protetor cobre a estrutura de suporte, atuando como barreira de segurança contra a interação humana durante o movimento mecânico. O objetivo do invento é superar as desvantagens dos elevadores convencionais, sendo especificamente dirigido a melhorar a acessibilidade de forma a evitar problemas como o volume excessivo e a necessidade de montagem dentro do volume da piscina, o que pode causar vazamentos ou contaminação, como em modelos de "pedestal".

Oportunidade: 
Esta invenção oferece uma oportunidade de licenciamento ou codesenvolvimento para empresas fabricantes de equipamentos de acessibilidade, guinchos ou elevadores para piscinas e centros de reabilitação. O dispositivo aborda a demanda por equipamentos que atendam à norma ABNT NBR 9050 de forma mais eficiente e com menor custo e complexidade operacional do que os modelos articulados ou hidráulicos existentes. A tecnologia visa aumentar o conforto e a segurança para Pessoas com Deficiência (PcDs) e idosos, um nicho de mercado crescente.
Para mais informações, entre em contato com Agência Intelecto: 
atendimento@intelecto.ufu.br