MÉTODO DE CHAVEAMENTO PARA REGULADORES DE TENSÃO ESTÁTICOS

Número do processo: 
BR 102023001434-8
Inventores: 
José Rubens Macedo Junior e Rodrigo Nobis da Costa Lima.
Categoria: 
Patentes
Áreas de Atuação: 
Energias
Problema/Aplicação Tecnológica: 

 

O problema central são as variações de tensão em sistemas de energia elétrica, tanto de curta duração (VTCDs) quanto de longa duração (VTLDs). Os reguladores eletromecânicos tradicionais são lentos (atuam em segundos) e possuem chaveamento sequencial dos taps, sendo incapazes de corrigir rapidamente as variações de curta duração e demandando alta manutenção. A invenção visa fornecer uma metodologia de chaveamento para Reguladores de Tensão Estáticos (RTEs), que são capazes de atenuar VTLDs e VTCDs com uma velocidade de acionamento de taps na ordem de dezenas de milissegundos.

Diferencial: 

 

O principal diferencial da metodologia é que ela não é dependente da medição da corrente em nenhum ponto do circuito para acionar as chaves estáticas. Isso resolve um grande desafio das tecnologias existentes (que exigem medição assertiva da passagem por zero da corrente, difícil em redes reais ). Além disso, a metodologia utiliza chaves estáticas bidirecionais, o que reduz o tamanho dos circuitos de controle pela metade, diminuindo a complexidade e o custo do equipamento. Por fim, ela permite que o regulador vá diretamente de uma posição para qualquer outro tap, sem necessitar de acionamento sequencial, acelerando a recuperação da tensão.

Oportunidade: 
A tecnologia representa uma oportunidade de licenciamento ou codesenvolvimento para fabricantes de equipamentos do setor elétrico. Ao eliminar a complexidade e os riscos da medição de corrente, e ao reduzir o custo e tamanho do circuito de controle, a invenção remove as principais barreiras que impedem a produção industrial massiva de Reguladores de Tensão Estáticos (RTEs). A solução é mais rápida e mais confiável que as existentes, sendo crucial para melhorar a qualidade da energia em redes de distribuição.
Para mais informações, entre em contato com Agência Intelecto: 
atendimento@intelecto.ufu.br