MÉTODO DE FABRICAÇÃO DE NANOCOMPÓSITO A PARTIR DE NANOPARTÍCULAS DE COBRE E ÁCIDO DE GRAFENO E USO DESSE NANOCOMPOSITO

Número do processo: 
BR 102023021784-2
Inventores: 
João Marcos Madurro, Ana Graci Brito Madurro, Lida Natalia Parra Gelvis, Anna Clara Rios Moço, José Augusto Leoncio Gomide e Luiz Fernando Gabriel Luz
Categoria: 
Patentes
Áreas de Atuação: 
Biotecnologia
Equipamentos Laboratoriais e Hospitalares
Problema/Aplicação Tecnológica: 

O nanocompósito resultante possui uma gama diversificada de aplicações, sendo as principais o desenvolvimento de sensores eletroquímicos e a produção de materiais com atividade antimicrobiana. Isso aborda a necessidade por novas soluções em eletrônica de detecção e controle de microrganismos.

Diferencial: 

O principal diferencial reside no método de fabricação por rota química, que permite a síntese de nanopartículas de cobre e a modificação in situ do ácido de grafeno. Este processo otimizado cria um nanocompósito com características aprimoradas para as aplicações propostas.

Oportunidade: 
A tecnologia apresenta uma grande oportunidade para o desenvolvimento de produtos de alto valor agregado. No setor de saúde e biossegurança, pode ser usada para criar superfícies e revestimentos com forte atividade antimicrobiana. Na eletrônica e instrumentação, é promissora para a fabricação de sensores eletroquímicos mais sensíveis e eficientes, abrindo portas para inovações em diagnósticos rápidos ou monitoramento ambiental.
Para mais informações, entre em contato com Agência Intelecto: 
atendimento@intelecto.ufu.br