Caso de Sucesso

UFU se destaca em ranking nacional de propriedade industrial

Humberto Guedes de Oliveira
05/06/2025 - 09:32 - atualizado em 05/06/2025 - 09:32

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) alcançou posições de destaque no ranking de depositantes de propriedade industrial referente ao ano de 2024, publicado nesta semana pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Os resultados evidenciam o trabalho qualificado e contínuo da comunidade acadêmica na geração e proteção de ativos intelectuais.

Na categoria Patentes de Invenção, a UFU ocupa a 18ª posição no ranking geral, sendo a 13ª entre universidades e institutos de pesquisa, além de figurar como a 2ª colocada em Minas Gerais. Em Modelos de Utilidade, a universidade aparece em 17º lugar no ranking geral, terceiro entre universidades e institutos, e lidera o estado mineiro na 1ª posição. Já no que se refere ao registro de Programas de Computador, a instituição obteve um dos melhores desempenhos do país, ocupando a 6ª colocação no ranking geral, sendo a quarta entre universidades e institutos e novamente a primeira em Minas Gerais.

“Esses resultados são frutos da dedicação dos pesquisadores e pesquisadoras. A ciência desenvolvida na universidade tem um papel importante no desenvolvimento regional, ao oferecer soluções para desafios econômicos, sociais e ambientais”, declara Luciana Carvalho, diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFU.

A crescente presença da universidade nos rankings do INPI evidencia o papel relevante da universidade no cenário nacional da ciência, tecnologia e inovação. “Parabenizamos os pesquisadores e pesquisadoras da UFU pelo destaque. Esse resultado reflete o compromisso da universidade com a inovação e a transformação do conhecimento em benefício da sociedade”, finaliza Catarina Azeredo, vice-reitora da UFU.

(Reproduzido do Portal Comunica UFU)
Autor: Túlio Daniel
Arte: Thamires Dantas