FORMULAÇÕES HÍBRIDAS À BASE DE CARREADORES LIPÍDICOS NANOESTRUTURADOS (NLC) QUE ENCAPSULAM OS COMPLEXOS DE COORDENAÇÃO METÁLICOS À BASE DE COBRE (II) (CBP-01) COM ATIVIDADE ANTINEOPLÁSICA

Número do processo: 
BR 132022026220-8
Inventores: 
Luiz Ricardo Goulart Filho, Wendell Guerra, Robson José de Oliveira Júnior, Fernanda Van Petten de Vasconcelos Azevedo, Janaína do Couto Almeida e Thaíse Gonçalves de Araújo.
Categoria: 
Patentes
Áreas de Atuação: 
Biotecnologia
Fármacos
Problema/Aplicação Tecnológica: 

O problema reside na baixa estabilidade, solubilidade e toxicidade sistêmica dos fármacos quimioterápicos tradicionais, bem como na necessidade de formas de tratamento mais eficazes contra o câncer. O objeto da invenção é uma formulação híbrida que visa melhorar a biodisponibilidade e a eficácia antineoplásica de um complexo de cobre (CBP-01), que já apresenta atividade contra células tumorais. A aplicação é o tratamento oncológico mais direcionado e com menor toxicidade para o paciente.

Diferencial: 

O principal diferencial é o uso de Carreadores Lipídicos Nanoestruturados (NLC) para encapsular o complexo metálico CBP-01. O NLC é uma matriz lipídica sólida, que oferece alta estabilidade (protegendo o fármaco), liberação controlada e direcionada para o tecido tumoral (efeito de permeabilidade e retenção aprimorados, ou EPR), e melhor solubilidade do complexo, que é hidrofóbico. O encapsulamento em nanoestrutura permite que o CBP-01 chegue ao tumor de forma concentrada, potencializando sua atividade antitumoral e reduzindo seus efeitos tóxicos em tecidos saudáveis.

Oportunidade: 
A tecnologia oferece uma oportunidade significativa de licenciamento ou codesenvolvimento para empresas Farmacêuticas e de Biotecnologia focadas em oncologia. A formulação nanoestruturada representa um avanço na quimioterapia com metais, um campo promissor. Há uma demanda global por sistemas de entrega de medicamentos que aumentem a eficácia e reduzam a toxicidade da quimioterapia, posicionando este nanocarreador como um produto de alto valor agregado no mercado de combate ao câncer.
Para mais informações, entre em contato com Agência Intelecto: 
atendimento@intelecto.ufu.br