Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária
Objetivo Geral
- Estimular a pluralidade e a diversidade da pesquisa, nas diversas áreas do conhecimento, contribuindo para o fortalecimento do desenvolvimento científico e tecnológico na Universidade Federal de Uberlândia.
Objetivos Específicos
- Gerar conhecimento por meio da diversidade de projetos de pesquisa apoiados.
- Alavancar a produção de pesquisas na instituição.
- Expandir as linhas de pesquisa e o quantitativo de pesquisadores(as) na instituição.
- Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa.
- Possibilitar maior interação entre a graduação e a pós-graduação.
- Qualificar alunos(as) para os programas de pós-graduação.
- Contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos(as) alunos(as) na pós-graduação.
- Estimular pesquisadores(as) a envolverem estudantes de graduação nas atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais.
- Proporcionar ao(à) bolsista, orientado(a) por coordenador(a) qualificado(a), a aprendizagem de técnicas e métodos científicos.
- Fomentar o desenvolvimento do pensamento crítico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.
Legislações e normatizações:
- Resolução Nº 01/2010, do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (CONPEP) – http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/resolucaoCONPEP-2010-1.pdf
PARA PROPOSIÇÃO DE PIVIC:
O(A) orientador(a) que tiver mais de um(a) aluno(a) na proposta deve abrir um único processo SEI e anexar um FORMULÁRIO – PIVIC por aluno(a), até o limite de cinco alunos(as) por proposta, conforme edital.
O antigo Plano de trabalho do aluno foi incluído no FORMULÁRIO – PIVIC.Alunos(as) de graduação e pós-graduação que irão participar ou orientar projeto de pesquisa PIVIC, respectivamente, devem ter cadastro como USUÁRIO EXTERNO no SEI .
O cadastro como USUÁRIO EXTERNO pode levar até 72 horas para ficar ativo. Por esse motivo, o(a) aluno(a) deverá realizá-lo antes do(a) orientador(a) iniciar o processo no SEI.
1) O(A) orientador(a) deverá abrir um processo no SEI e escolher a opção PROJETOS DE PESQUISA: PROPOSIÇÃO:
*Se o(a) orientador(a) for pós-graduando(a), o(a) orientador da pós-graduação deverá abrir o processo no SEI.
Preencher em Especificação: REGISTRO DE PIVIC
Escolher em Interessados: Diretoria de Pesquisa (DIRPE) e a unidade do orientador
Marcar o Nível de acesso como RESTRITO e escolher a Hipótese legal como INFORMAÇÃO PESSOAL.
Clicar em SALVAR
2) Clicar em Incluir Documento, escolher o Tipo de documento: “Solicitação de registro de PIVIC”.
Escolher o Destinatário: Unidade de lotação do orientador e Diretoria de Pesquisa (DIRPE)
Marcar o Nível de acesso como RESTRITO, escolher a Hipótese legal como INFORMAÇÃO PESSOAL
Clicar em CONFIRMAR DADOS
Clicar em Editar Conteúdo: Preencher os dados solicitados
a) Se o orientador for servidor da UFU (docente ou técnico administrativo) ou professor substituto: o orientador deverá assinar a ‘Solicitação para anuência do Diretor - proposição.
b) Se o orientador for aluno de pós-graduação: o orientador do aluno de pós-graduação e o pós-graduando deverão assinar a ‘Solicitação para anuência do Diretor - proposição’.
3) Clicar em Incluir Documento, escolher a opção:
Se o orientador for servidor da UFU (docente ou técnico administrativo) ou professor substituto deverá escolher o Tipo de documento: Formulário PIVIC I – servidor
Se o orientador for aluno de pós-graduação deverá escolher o Tipo de documento: Formulário PIVIC I - pós-graduando
Preencher Descrição: FORMULÁRIO PIVIC I
Marcar o Nível de acesso como RESTRITO, escolher a Hipótese legal como INFORMAÇÃO PESSOAL
Clicar em CONFIRMAR DADOS
Clicar em Editar Conteúdo: Preencher os dados solicitados
O orientador deverá assinar o documento. Após isso, deverá clicar em GERENCIAR LIBERAÇÕES PARA ASSINATURA EXTERNA para o aluno assinar o documento.
*Se o orientador for pós-graduando, o orientador da pós-graduação deverá clicar em GERENCIAR LIBERAÇÕES PARA ASSINATURA EXTERNA para o aluno de pós-graduação e o aluno de graduação assinarem o documento.
4) Clicar em Incluir Documento, escolher a opção: EXTERNO
Escolher o Tipo de documento: Projeto
Preencher o Número / Nome na Árvore como PROPOSTA DE ATIVIDADE DE PESQUISA
Escolher Formato: NATO-DIGITAL
Preencher a DATA DO DOCUMENTO e o REMETENTE
Marcar o Nível de acesso como RESTRITO, escolher a Hipótese legal como INFORMAÇÃO PESSOAL
Escolher o seu arquivo “PROPOSTA DE ATIVIDADE DE PESQUISA”, em formato PDF.
Clicar em CONFIRMAR DADOS
5) Encaminhar o processo para a SECDIRPE.
6) A SECDIRPE receberá o processo na unidade, fará o registro do PIVIC e incluirá a DECLARAÇÃO neste processo em até 30 dias. O processo será devolvido à unidade de origem via SEI.
Cada proponente (orientador) é responsável por verificar o andamento do processo no SEI e ao final, baixar a DECLARAÇÃO.
A DECLARAÇÃO é o documento que contém o número de registro de pesquisa PIVIC na Diretoria de Pesquisa.
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PARA FINALIZAÇÃO DE PIVIC:
Alunos(as) de graduação e pós-graduação que irão participar ou orientar projeto de pesquisa PIVIC, respectivamente, devem ter cadastro como USUÁRIO EXTERNO no SEI.
O cadastro como USUÁRIO EXTERNO pode levar até 72 horas para ficar ativo. Por esse motivo, o(a) aluno(a) deverá realizá-lo antes do(a) orientador(a) iniciar o processo no SEI.
1) O orientador deverá abrir um processo no SEI e escolher a opção PROJETOS DE PESQUISA: RESULTADOS:
Preencher em Especificação: FINALIZAÇÃO DE PIVIC
Escolher em Interessados: Diretoria de Pesquisa (DIRPE) e a unidade do orientador
Marcar o Nível de acesso como RESTRITO e escolher a Hipótese legal como INFORMAÇÃO PESSOAL.
SALVAR
2) Clicar em Incluir Documento, escolher o Tipo de documento: ‘Solicitação para finalização de PIVIC’
Preencher em Descrição: FINALIZAÇÃO DE PIVIC
Escolher o Destinatário: DIRPE
Marcar o Nível de acesso como RESTRITO, escolher a Hipótese legal como INFORMAÇÃO PESSOAL
Clicar em CONFIRMAR DADOS
Clicar em Editar Conteúdo: Preencher os dados solicitados
O orientador deverá assinar o documento. Após isso, deverá clicar em GERENCIAR LIBERAÇÕES PARA ASSINATURA EXTERNA para o aluno assinar o documento.
*Se o orientador for aluno de pós-graduação, o orientador da pós-graduação deverá clicar em GERENCIAR LIBERAÇÕES PARA ASSINATURA EXTERNA para o pós-graduando e o aluno de graduação assinarem o documento.
3) Clicar em Incluir Documento, escolher o Tipo de documento: EXTERNO
Escolher o Tipo de documento: Relatório
Preencher o Número / Nome na Árvore como RELATÓRIOTÉCNICO CIRCUNSTANCIADO
Escolher Formato: NATO-DIGITAL
Preencher a DATA DO DOCUMENTO e o REMETENTE
Marcar o Nível de acesso como RESTRITO, escolher a Hipótese legal como INFORMAÇÃO PESSOAL
Escolher o seu arquivo “RELATÓRIOTÉCNICO CIRCUNSTANCIADO”, em formato PDF.
Clicar em CONFIRMAR DADOS
4) Encaminhar o processo para SECDIRPE
5) A SECDIRPE receberá o processo na unidade, fará a finalização da iniciação científica voluntária e incluirá o CERTIFICADO neste, em até 30 dias.
O processo será devolvido à unidade de origem via SEI. Cada proponente (orientador) é responsável por verificar o andamento do processo no SEI e baixar o CERTIFICADO.
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Para dilação de prazo, o(a) orientador(a) deve preencher o FORMULÁRIO DIRPE PIVIC (Anexo 5), assinar, digitalizar e encaminhar por e-mail para koboldts@ufu.br . No assunto da mensagem deve informar DILAÇÃO DE PRAZO - PIVIC