7. Ciências Humanas

Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador

No Brasil, há uma carência de trabalhadores qualificados na área da Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, por isso, este curso de Mestrado Profissional se dirige a uma demanda regional de profissionais trabalhadores do CEREST, da Vigilância em Saúde e da Atenção Primária à Saúde, considerando as políticas do SUS de Educação Permanente em Saúde (EPS), baseadas nas necessidades de transformação das práticas profissionais, construindo estratégias e processos de qualificação da atenção e da gestão em saúde para oferecer melhores serviços de saúde à população.

Portanto, a demanda principal a ser atendida com o curso são profissionais da área da saúde em serviço. Ainda, serão considerados como potenciais candidatos, graduados que ainda não estejam inseridos no mercado de trabalho, mas podem em algum momento serem inseridos, substituindo os quadros profissionais que estarão se aposentando nos próximos anos.

Nas últimas décadas, a industrialização e a urbanização intensa no Brasil causaram profundas modificações ambientais, demográficas e epidemiológicas. A crescente presença de agentes agressivos no ar, água e solo, assim como na alimentação seja na forma de aditivos, pesticidas e dejetos industriais, seja através da introdução de novos hábitos de vida, agrega e/ou potencializa o risco de agravos à saúde.

A profunda crise ambiental de natureza planetária transformou-se em paradigma para todos os campos científicos e tecnológicos e, associada a esses novos contextos, persiste uma crise no ambiente de trabalho, com suas repercussões sobre a saúde do trabalhador, constituindo interfaces complexas que fazem emergir novos desafios para a área da saúde.

A exposição ambiental e ocupacional dos trabalhadores é caracterizada pela multiplicidade de agentes e meios de contaminação, mediada por contextos socioeconômicos e culturais, o que torna ainda mais complexo o reconhecimento de nexos causais, assim como a concepção e a implementação de medidas visando à minimização e/ou eliminação dos riscos à saúde.

Para a saúde, numa perspectiva de produção social da saúde, importa o ambiente considerado mais que a dimensão física ou "natural", também, as dimensões social, econômica, política e cultural, quer dizer, o lugar em que as pessoas vivem: o lugar em que moram, trabalham; os lugares do lazer, como também, o trajeto entre esses lugares.

As condições de saúde são territorializadas, sendo o cotidiano a escala privilegiada de análise e intervenção, ainda que o reconhecimento do território na escala local “não exclui a identificação de relações de verticalidade com outros níveis de decisão que podem influenciar sobremaneira a vida social local”.

Atualmente, os processos de gestão e sistemas de serviços de saúde têm apresentado reconhecidas dificuldades em atuar eficientemente para modificar este quadro, dentro de uma perspectiva de recuperação ou manutenção da saúde dos trabalhadores e dos grupos populacionais vulneráveis, porque as abordagens utilizadas são majoritariamente voltadas para o diagnóstico dos problemas, focada nos agentes (físicos, químicos e biológicos), com predominância de abordagens norteadas pelas noções de Saúde e Ambiente centradas nos aspectos biológicos e biofísicos.

Entretanto, é possível efetivar uma proposta inovadora, considerando a saúde ambiental e a saúde do trabalhador, na qual o ambiente não seja apenas físico-químico-biológico, mas também o ambiente socioeconômico, cultural e psicossocial, realizando diagnóstico e buscando soluções, com a participação dos diferentes sujeitos sociais envolvidos nos problemas, orientada por abordagens inter e transdisciplinares, considerando a integralidade do cuidado na interface saúde - ambiente - trabalho.

Nome do Programa / MBA ou Especilização: 
Programa de Pós-graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador
Imagem: 
Áreas do Conhecimento (CNPQ): 
Conceito CAPES Mestrado Profissional: 
3
Sigla do Programa / MBA ou Especilização: 
PPGSAT
AddThis: 

Geografia - Pontal

O Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal, nível Mestrado Acadêmico (stricto sensu), da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, da Universidade Federal de Uberlândia (PPGEP), propõe a “Produção do espaço e dinâmicas ambientais” como área de concentração. Esta proposta constitui-se em um esforço de analisar as diferentes dinâmicas que caracterizam as relações existentes entre sociedade e natureza, com o intuito de formar mestres em Geografia que sejam capazes de problematizar as mais variadas relações que se configuram na produção do espaço e nas dinâmicas ambientais. Busca-se, neste sentido, uma abordagem integrada sobre as questões atuais, ligadas à sociedade e à natureza, a partir de reflexões que perpassam a análise empírica e sustentam-se em bases teórico-conceituais e metodológicas.

Nome do Programa / MBA ou Especilização: 
Programa de Pós-graduação em Geografia do Pontal
Imagem: 
Áreas do Conhecimento (CNPQ): 
Ano de Início Mestrado Acadêmico: 
2015
Conceito CAPES Mestrado Acadêmico: 
3
Sigla do Programa / MBA ou Especilização: 
PPGEP
AddThis: 
Campus: 

PROFLetras

O PROFLETRAS é um programa de pós-graduação stricto sensu em Letras, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. Ele tem como objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País. 1.2. O PROFLETRAS é um curso semipresencial com aulas presenciais, com oferta simultânea nacional, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de Mestre em Letras. Ele é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Nome do Programa / MBA ou Especilização: 
Programa de Pós-graduacão em Letras (PROFLETRAS)
Imagem: 
Áreas do Conhecimento (CNPQ): 
Conceito CAPES Mestrado Profissional: 
4
Sigla do Programa / MBA ou Especilização: 
PROFLETRAS
AddThis: 

Psicologia

O Programa de Pós-graduação em Psicologia, em nível de Mestrado, com área de concentração em Psicologia, está estruturado em quatro linhas de pesquisa: Processos Cognitivos, Processos Organizacionais, Processos Psicossociais em Saúde e Educação e Psicanálise e Cultura.

O Curso de Mestrado em Psicologia do Instituto de Psicologia da UFU tem como objetivo geral a formação de docentes, pesquisadores e recursos humanos de alto nível na área de abrangência da Psicologia visando:

a) promover pesquisas que objetivem o desenvolvimento dos estudos psicológicos em geral e de suas aplicações, contribuindo para a melhoria do ensino e para o diagnóstico e soluções de problemas de interesse no campo da Psicologia ou em campos de suas interfaces;

b) formar profissionais com capacidade para realizar pesquisas que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico e para atuar com eficiência no ensino.

c) articular atividades de ensino, pesquisa e extensão em torno de questões relativas ao estudo do comportamento humano inserido nos diversos contextos sociais.

Nome do Programa / MBA ou Especilização: 
Programa de Pós-graduação em Psicologia
Imagem: 
Áreas do Conhecimento (CNPQ): 
Ano de Início Mestrado Acadêmico: 
2003
Conceito CAPES Mestrado Acadêmico: 
4
Sigla do Programa / MBA ou Especilização: 
PGPSI
AddThis: 

Letras - Teoria Literária

A proposição do Programa de Pós-graduação em Letras - Mestrado em Teoria Literária orientou-se por duas diretrizes básicas: a) a necessidade de formar profissionais qualificados para o ensino universitário em letras e áreas afins, em razão da demanda de instituições de ensino superior da região de influência da UFU, bem como a de possibilitar o aperfeiçoamento inadiável de professores do ensino fundamental e médio; a necessidade de contribuir para o avanço e a consolidação de grupos de pesquisa existentes na instituição, vinculados a projetos de Iniciação Científica e Pós-Graduação Lato Sensu.

Objetivos Específicos

Seus objetivos específicos podem ser assim apresentados:

I - Promover pesquisas que objetivem o desenvolvimento dos estudos avançados de literatura, a partir de perspectivas teóricas contemporâneas, lançando mão do necessário diálogo interdisciplinar com áreas de interface com o campo da linguagem.
II - Qualificar profissionais de elevado nível acadêmico com capacidade de:
   a) realizar pesquisas, contribuindo para o desenvolvimento científico da área;
   b) promover a difusão de conhecimentos, integrando ensino e pesquisa;
III - Contribuir para a consolidação de uma política institucional de investimento continuado em programas de Pós-Graduação stricto sensu.
IV - Articular atividades de ensino e pesquisa, desenvolvidas tanto na graduação quanto na Pós-graduação, possibilitando a organização de núcleos temáticos e projetos de pesquisa em torno de questões relativas aos estudos literários.
V - Oferecer possibilidades para que o aluno desenvolva seu conhecimento acadêmico e sua capacidade de realizar pesquisas na área de Teoria Literária.

Nome do Programa / MBA ou Especilização: 
Programa de Pós-graduação em Letras - Estudos Literários
Imagem: 
Áreas do Conhecimento (CNPQ): 
Ano de Início Mestrado Acadêmico: 
2005
Conceito CAPES Mestrado Acadêmico: 
4
Sigla do Programa / MBA ou Especilização: 
PGLETRAS
AddThis: 

Filosofia

O Mestrado em Filosofia da UFU foi criado  no ano de 2006,, tendo sido recomendado pela CAPES com conceito 3 (três). Desde sua criação, o Programa de Pós-Graduação em Filosofia, nível Mestrado da UFU, tem empreendido ações concretas objetivando o aperfeiçoamento de seu corpo docente, melhoria de suas instalações, crescimento da produção intelectual docente e discente, sempre norteado pelas avaliações da CAPES e pela busca de um perfil de excelência. Nossa proposta consiste em abordar a filosofia considerando as relações do presente com as da tradição.

Nome do Programa / MBA ou Especilização: 
Programa de Pós-graduação em Filosofia
Imagem: 
Áreas do Conhecimento (CNPQ): 
Ano de Início Mestrado Acadêmico: 
2007
Conceito CAPES Mestrado Acadêmico: 
3
Sigla do Programa / MBA ou Especilização: 
POSFIL
AddThis: 

Estudos Linguísticos

O nosso Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos é constituído pelos cursos de Mestrado e Doutorado. 

Nosso Curso de Mestrado em Linguística, recomendado pelo Grupo Técnico Consultivo da CAPES em 12/4/1995, foi aprovado e criado pela Resolução 06/94 de 04/03/1994 do Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia e iniciou suas atividades em agosto de 1995. Em 1996, foi avaliado como curso novo e, em 1998, recebeu avaliação positiva da CAPES, tendo sido reconhecido e avaliado com o CONCEITO 4, em 2004. 

Nosso curso de Doutorado teve seu processo de criação iniciado em meados de 2007, o qual foi aprovado pela Resolução 12/07, de 30/11/2007, do Conselho Universitário, com início de suas atividades em março de 2009, também com o CONCEITO 4. A partir dessa data, os Cursos de Doutorado e de Mestrado em Linguística (até então conhecido como MEL) passaram a constituir o Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos – PPGEL. 

Nome do Programa / MBA ou Especilização: 
Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Imagem: 
Áreas do Conhecimento (CNPQ): 
Ano de Início Mestrado Acadêmico: 
1995
Conceito CAPES Mestrado Acadêmico: 
4
Conceito CAPES Doutorado: 
4
Sigla do Programa / MBA ou Especilização: 
PPGEL
Ano de Início Doutorado: 
2009
AddThis: 

História

O Programa de Pós-graduação em História é composto pelos cursos de Mestrado e Doutorado em História, iniciados, respectivamente, em 1999 e 2006. Sua área de concentração é História Social, apoiando-se no eixo temático Política e Cultura; nele se inscrevem as 04 Linhas de Pesquisa que compõem o Programa: “História e Cultura”; “Política e Imaginário”; “Trabalho e Movimentos Sociais” e “Linguagens, Estética e Hermenêutica”. A concepção acadêmica do PPHIS alicerça-se na relação e na autonomia de suas Linhas de Pesquisa; são elas que orientam o objetivo geral do Programa, que consiste na formação de professores e pesquisadores de elevado nível acadêmico, que possam contribuir para o desenvolvimento científico e o ensino da História a partir de abordagens inter e/ou transdisciplinares, do fortalecimento da relação entre Graduação e Pós-graduação e da articulação constante entre ensino, extensão e pesquisa.
 

Nome do Programa / MBA ou Especilização: 
Programa de Pós-Graduação em História
Imagem: 
Áreas do Conhecimento (CNPQ): 
Ano de Início Mestrado Acadêmico: 
1998
Conceito CAPES Mestrado Acadêmico: 
4
Conceito CAPES Doutorado: 
4
Sigla do Programa / MBA ou Especilização: 
PPGHIS
Ano de Início Doutorado: 
2006
AddThis: 

Geografia

O Programa de Pós-Graduação em Geografia possui uma estrutura dinâmica e flexível capaz de atender tanto à demanda de profissionais geógrafos como os de áreas de interface com a Geografia, levando em consideração as condições e normas estabelecidas pela legislação vigente na UFU e agências de fomento do país.

Nome do Programa / MBA ou Especilização: 
Programa de Pós-graduação em Geografia
Imagem: 
Áreas do Conhecimento (CNPQ): 
Ano de Início Mestrado Acadêmico: 
1998
Conceito CAPES Mestrado Acadêmico: 
5
Conceito CAPES Doutorado: 
5
Sigla do Programa / MBA ou Especilização: 
PPGGEO
Ano de Início Doutorado: 
2003
AddThis: