Biotecnologia
Pós-graduação em Biotecnologia - Campus Patos de Minas

Pós-graduação em Biotecnologia - Campus Patos de Minas
Em novembro de 2010, o curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Estrutural Aplicadas da UFU foi aprovado e recomendado pela CAPES na 122ª reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) realizada no dia 29 de outubro de 2010 com conceito 3, com início de suas atividades em março de 2011. Atualmente, o Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Estrutural Aplicadas é composto por docentes permanentes e colaboradores de alto nível acadêmico e científico que vem mantendo o aporte de recursos financeiros via agências de fomento, recursos esses necessários para manter a qualidade de suas produções e consolidação das linhas de pesquisa do Programa.
O Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal iniciou as suas atividades em 2010 e está organizado de forma a promover o aprimoramento científico e a melhoria do Ensino nesta área do conhecimento. O programa está organizado em duas linhas de pesquisa: Padrões e Processos. Em Padrões são desenvolvidos projetos sobre a morfologia, a sistemática, evolução e distribuição espacial/temporal dos indivíduos em uma dada comunidade. Em Processos temos projetos na área do estabelecimento e do funcionamento incluindo a fisiologia das plantas e reprodução das espécies vegetais. Parte significativa das pesquisas desenvolvidas no Programa está centrada nos recursos florísticos do Bioma Cerrado, predominante no Triângulo Mineiro. No decorrer do curso, o aluno deverá cursar disciplinas escolhidas em comum acordo com seu orientador de forma a contribuir à sua formação, além de desenvolver a dissertação dentro de uma das linhas de pesquisa do Programa.
O Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, com cursos de mestrado e doutorado Stricto Sensu, é um programa bi-institucional constituído por associação ampla entre a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e a Universidade Federal de Uberlândia. O Programa foi recomendado com conceito 4 pelo Conselho Técnico Científico da CAPES em sua 134ª reunião, em março de 2012.
O modelo adotado inspira ações integradas e usa a competência instalada na UFVJM e UFU. A característica mais destacável é sua natureza abrangente, no ambiente de conexão de idéias, que cobre todas as cadeias produtivas interfaceadas com o tema biocombustíveis. A sustentação da estratégia ampla de trabalho desta proposta está fundamentada no entrelaçamento entre: (i) sistema de produção agrícola-florestal, fonte da biomassa precursora para biocombustíveis, materiais e produtos químicos; (ii) processos industriais; (iii) características e qualidade dos biocombustíveis, uso e mercado correspondente; (iv) aproveitamento de co-produtos agroindustriais e (v) efeitos no ambiente natural. Os segmentos não são dissociados, subdividido do todo; são interconectados, nas suas partes unitárias, formadoras.
O objetivo do Programa de Pós-Graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas é promover pesquisas relacionadas com a Imunologia e Parasitologia que visem a melhora do ensino, o diagnóstico e solução de problemas de interesse regional e nacional e o desenvolvimento de tecnologias.
Formar profissionais de elevado nível acadêmico e com capacidade de desenvolver pesquisa científica em Imunologia e Parasitologia Aplicadas.
O programa tem duas áreas de concentração GENÉTICA e BIOQUÍMICA.
A definição da área está vinculada ao Orientador escolhido pelo aluno.
Ao término do curso o aluno obtém o título na área de Genética ou na área de Bioquímica.
MESTRADO
Processo de seleção ANUAL.
Ministrado em regime de créditos, sendo que um crédito corresponde a 15 horas-aula teóricas ou prática.
O aluno deverá integralizar 48 créditos, sendo 24 créditos em disciplinas e 24 com a dissertação.
Período mínimo para obtenção do título é de 12 meses e máximo de 24 meses, incluindo a apresentação da dissertação.
DOUTORADO
Processo de seleção ANUAL
Ministrado em regime de créditos, sendo que um crédito corresponde a 15 horas-aula teóricas ou 30 horas-aula prática.
O aluno deverá integralizar 60 créditos, sendo 36 créditos em disciplinas e 24 com a dissertação.
Alunos que obtiveram o título de Mestre na mesma área do Doutorado seu mestrado é validado com 24 créditos teóricos, devendo o aluno integralizar mais 12 créditos em disciplinas.
Alunos que obtiveram o título de Mestre em área diferente da do Doutorado seu mestrado é validado com 12 créditos teóricos, devendo o aluno integralizar mais 24 créditos em disciplinas.
Período mínimo para obtenção do título é de 24 meses e máximo de 48 meses, incluindo a apresentação da dissertação.
O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais da Universidade Federal de Uberlândia foi criado em 1999 (Resolução 05/98 de 26/06/1998 do CONSUN). Dentre os objetivos do Programa estão a formação de recursos humanos qualificados para lidar com as questões ambientais regionais e nacionais e gerar conhecimentos sobre os processos biológicos dos ecossistemas, buscando auxiliar na resolução de problemas ambientais.