Acontece

Pesquisas da Engenharia Química, Mecânica e Veterinária serão premiadas em Brasília

Pós-graduação
Portal PROPP
01/10/2018 - 15:30 - atualizado em 01/10/2018 - 15:30
Trabalhos foram defendidos em 2017 (Foto: Fabiano Goulart)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, nesta segunda-feira (01/10), o resultado do Prêmio Capes de Tese - Edição 2018, referente a teses defendidas em 2017. Três trabalhos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) receberam menção honrosa.

Uma das teses premiadas é Simulation of a new pipe design for erosion reduction in curves (Simulação de um dispositivo para redução da erosão em curvas), defendida por Carlos Antonio Ribeiro Duarte e orientada pelo professor Francisco José de Souza, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.

O trabalho propõe uma alteração geométrica em tubulações para diminuir as erosões provocadas pelo acúmulo de partículas nos pontos de curvas. Com o duto torcido desenvolvido na UFU, há menos concentração de partículas em um único ponto, o que diminui os dados na tubulação, especialmente de indústrias.

“Eu enxergo [a menção honrosa] como mais uma demonstração do empenho e da competência técnica da UFU no cenário nacional. Mesmo em face das dificuldades da ciência brasileira nós continuamos acreditando", disse o professor Souza.

Outra tese que recebeu menção honrosa é Study of catalysts for the hydrodeoxygenation reaction of phenol(Estudo de catalisadores para a reação de hidrodesoxigenação do fenol), do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, desenvolvida pela estudante Karen Abreu Resende, sob a orientação da professora Carla Eponina Hori.

A pesquisa é sobre o melhoramento das propriedades de bio-óleo de pirólise (queima sem combustão) para sua aplicação como combustível. "A premiação será muito importante para o curso de Pós-graduação em Engenharia Química, pois ela representa o reconhecimento da qualidade do trabalho no nosso programa", afirma Hori.

Também foi reconhecida com menção honrosa a tese Emergência de Campylobacter jejuni no setor avícola e na saúde pública do Brasil, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias. A pesquisa foi divulgada em reportagem do Comunica UFU em agosto deste ano.

Orientada pela professora Daise Aparecida Rossi, a bióloga e veterinária Roberta Torres de Melo constatou na carne de frango nacional a presença da bactéria Campylobacter jejuni, que ocasiona inflamação no estômago e está relacionada à síndrome de Guillain-Barré.

O Prêmio Capes de tese foi criado em 2005 e é outorgado anualmente às melhores teses de doutorado aprovadas nos cursos de pós-graduação em cada uma das 49 áreas do conhecimento. As menções honrosas são dadas a duas teses de cada área. Os critérios de avaliação são a originalidade do trabalho, a sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato. O evento de entrega dos prêmios acontecerá em Brasília, no dia 13 de dezembro, às 17h, na Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade).