Analisador Dinâmico-Mecânico (DMA) - marca TA instruments, modelo Q800

Descrição: 

Agendamentos somente de segunda à quinta de 12h às 18h (Operador: Técnico responsável)

    O que é?

    Denominada de análise dinâmico-mecânica (DMA) ou termo dinâmico-mecânica (DMTA), essa é uma técnica de caracterização de materiais que permite avaliar o comportamento mecânico de materiais em geral (seja um material cerâmico, polimérico, metálico ou biomaterial). Pode ser vista com uma combinação de análise térmica e reológica, pois é baseada no comportamento viscoelástico do sistema.

    Como é realizado?

    De forma geral, no ensaio de DMA a amostra é submetida à um tipo de deformação ou tensão oscilatória (modo de tração, flexão, cisalhamento, compressão, torção etc), e é medida a deformação sofrida (deslocamento) ou tensão resultante em função da temperatura, frequência ou tempo. Isso permite obter curvas tensão-deformação e calcular os módulos elástico e viscoso do material.

    Quais os tipos de amostra?

    Pode-se caracterizar barras sólidas, elastômeros, espumas, filmes finos, fibras usando de diferentes modos de deformação. O ensaio exige uma preparação cuidadosa do corpo de prova, o qual é moldado ou cortado para atender às especificações da norma de referência. A geometria e dimensões podem variar dependendo do tipo de material, norma de referência ou objetivo do ensaio. A quantidade de amostra requerida é relativamente pequena.

    Laboratório: 
    Laboratório de Caracterização de Materiais (Bloco 1Q - Térreo - Campus Santa Mônica)