DISPOSITIVO ROBÓTICO MULTIUSUÁRIO PARA REABILITAÇÃO DO PUNHO HUMANO

Número do processo: 
BR 1020240047648
Inventores: 
Rogério Sales Gonçalves; Gabriella Faina Garcia.
Categoria: 
Patentes
Áreas de Atuação: 
Equipamentos Laboratoriais e Hospitalares
Estágio de desenvolvimento: 
TRL 4 – Validação funcional dos componentes em ambiente de laboratório
Problema/Aplicação Tecnológica: 

A presente invenção é aplicada em pacientes que sofreram lesões do punho ou que tenham limitações de movimentos do punho em função de problemas neurológicos.

Diferencial: 

Existem vários documentos de patentes que abordam ideias e dispositivos para reabilitação do punho humano. Contudo não foram encontrados no estado da arte uma arquitetura que permita a partir de um único motor de rotação realizar os três movimentos do punho humano de forma individual e controlável. Não foi encontrado também a utilização de um equipamento para reabilitação do punho humano acoplado a jogos sérios multiusuários, em que o paciente pode utilizar uma estrutura e competir/cooperar com outro usuário. Este outro usuário pode ser outro paciente, um voluntário ou o próprio profissional da saúde.
A mão do paciente é rapidamente fixada em uma plataforma móvel, apoio da mão, para a reprodução dos movimentos individuais do punho humano, sem a necessidade de diversos ajustes como outros dispositivos propostos no estado da arte. Após a fixação da mão o equipamento já está pronto para uso. Destaca-se que para a realização dos diferentes tipos de movimento a mão do paciente é fixada em determinada configuração/orientação ao equipamento.

Oportunidade: 
Atualmente tem-se o envelhecimento acentuado da população mundial devido aos avanços na medicina, mas junto tem-se também o aumento de lesões neurológicas e de traumas que podem levar a sequelas como problemas nos movimentos do punho. A reabilitação dos movimentos do punho requer procedimentos especializados e alta intensidade que são realizados por fisioterapeutas ou outros profissionais da saúde. O processo de reabilitação do punho pode ser entediante e cansativo aos pacientes e profissionais da saúde. A presente tecnologia visa ser uma ferramenta a estes profissionais estimulando os pacientes a realizar ao máximo os movimentos de reabilitação do punho com o uso de um equipamento robótico de baixo custo associado a jogos sérios. A presente invenção também permite quantificar a evolução dos pacientes. Destaca-se que o ser humano por natureza aprecia jogos cooperativos e de competição e o equipamento proposto possui o diferencial de ser utilizado por dois pacientes, um paciente e o profissional de saúde ou com outro voluntário/familiar estimulando os procedimentos de reabilitação.
Para mais informações, entre em contato com Agência Intelecto: 
34 3239-4977 / 3239-4978