EQUIPAMENTO DE ESTABILIZAÇÃO DO TORNOZELO EM EXAMES RADIOGRÁFICOS

Número do processo: 
BR 102023002381-9
Inventores: 
Márcio Peres de Souza, Cleudmar Amaral de Araújo, Cleber Jesus Pereira, Diego Augusto Costa Alves e Jéssica Firmino Ferreira.
Categoria: 
Patentes
Áreas de Atuação: 
Biotecnologia
Equipamentos Laboratoriais e Hospitalares
Problema/Aplicação Tecnológica: 

 

O problema reside na dificuldade em realizar radiografias de estresse do tornozelo de forma padronizada e segura, pois os dispositivos existentes são caros, importados ou feitos de metal, o que causa interferência na imagem radiográfica. Além disso, a manobra exige que um profissional de saúde segure o tornozelo do paciente sob estresse durante o exame, expondo-o à radiação. A invenção propõe um dispositivo de suporte que permite fixar o tornozelo em uma posição específica após a manobra de estresse , permitindo que a radiografia seja feita sem a ação direta do profissional, minimizando riscos à sua saúde.

Diferencial: 

 

O equipamento é fabricado por manufatura aditiva (impressão 3D), o que o torna modular, simples, de baixo custo e fácil de montar/desmontar para transporte. É confeccionado usando polímeros radiotransparentes (como o ABS), o que garante que ele não interfira significativamente na imagem radiográfica. O dispositivo permite a movimentação e fixação do tornozelo em uma gama ampla de movimentos essenciais para o diagnóstico, incluindo inversão, eversão, rotação externa, rotação interna e gaveta anterior. O equipamento também incorpora um dinamômetro (com capacidade de 50 kgf) em pontos estratégicos para garantir a confiabilidade e segurança na aplicação da força clínica para o exame.

Oportunidade: 
A tecnologia oferece uma oportunidade clara de licenciamento ou codesenvolvimento para empresas fabricantes de equipamentos hospitalares, de diagnóstico e produtos de impressão 3D (manufatura aditiva). O baixo custo e a não interferência nas imagens (devido ao material radiotransparente) tornam-no uma alternativa superior aos dispositivos importados e metálicos existentes. Pode ser um produto essencial para clínicas de ortopedia, radiologia e fisioterapia que buscam padronizar e tornar mais seguros os exames de instabilidade ligamentar do tornozelo.
Para mais informações, entre em contato com Agência Intelecto: 
atendimento@intelecto.ufu.br