KIT, MÉTODO PARA DIAGNÓSTICO DA NEOSPOROSE EM RUMINANTES, E USOS

Número do processo: 
BR 102022024832-0
Inventores: 
Guilherme Rafael Gomide Pinheiro, Kelly Moura Keller, Ricardo Toshio Fujiwara, Lilian Lacerda Bueno, Daniella Castanheira Bartholomeu, Lauranne Alves Salvato, Gabriela Lago Biscoto, Amanda Elena Rocha, Andreína De Carvalho Araújo, Vanessa Gomes Fraga, Cam
Categoria: 
Patentes
Áreas de Atuação: 
Biotecnologia
Equipamentos Laboratoriais e Hospitalares
Problema/Aplicação Tecnológica: 

A Neosporose, causada pelo parasita Neospora caninum, é um problema reprodutivo primário em ruminantes, sendo uma das causas infecciosas mais diagnosticadas de aborto em bovinos e responsável por perdas econômicas globais estimadas em mais de um bilhão de dólares. O diagnóstico clínico é difícil, e os métodos sorológicos atuais carecem de padronização como "padrão-ouro". O objeto da invenção é um kit e um método de diagnóstico que visa melhorar a confiabilidade dos testes sorológicos. A aplicação é o diagnóstico laboratorial da neosporose em ruminantes.

Diferencial: 

O principal diferencial é a utilização de peptídeos sintéticos que são selecionados a partir de epítopos de células B específicos do Neospora caninum. Ao usar estes peptídeos específicos como antígenos no kit, a invenção busca aumentar a sensibilidade e a especificidade do diagnóstico sorológico para a neosporose , superando as dificuldades de concordância e padronização dos ensaios de diagnóstico existentes.

Oportunidade: 
Esta tecnologia oferece uma oportunidade de licenciamento ou codesenvolvimento para empresas de Diagnóstico Veterinário e Biotecnologia com foco em saúde animal e pecuária. O desenvolvimento de um teste sorológico mais confiável e padronizado, baseado em antígenos sintéticos, possui alto valor agregado, visto o significativo impacto econômico global da neosporose (mais de um bilhão de dólares em perdas) e a necessidade de controle em rebanhos suscetíveis no Brasil e no mundo.
Para mais informações, entre em contato com Agência Intelecto: 
atendimento@intelecto.ufu.br