P2 - Os sistemas nacionais de ensino no espaço euro-americano: a educação comparada e a formação de políticas linguísticas
O projeto busca promover cruzamentos de olhares entre passado(s) e presente(s) foi o que nos motivou a enfrentar o desafio para fazer esta incursão pelo universo dos sistemas nacionais de ensino. Nosso objetivo é promover uma interrogação sobre o tempo da modernização, suas formas e vestígios (materiais e imateriais) inscritos na pluralidade de escalas e ambientes que conformam esses dois “mundos”, europeu e americano.
Os projetos selecionadas fizeram aflorar informações e interpretações novas ou o repensar dos fenômenos históricos, em particular, daqueles relacionados às formas educativas, desenvolvidas nas suas interrelações/implicações com o Estado, a sociedade e outras instâncias disseminadoras da educação. Esse incremento está relacionado aos estímulos criados pelos programas de pós-graduação, ao apoio de agências de fomento, que financiam pesquisas e distribuem bolsas – esperando resultados em seguida, ao aumento do número de investigadores que se dedicam ao campo da história da educação e pelo interesse manifesto tanto pelo mundo acadêmico e por autoridades governamentais, responsáveis pela elaboração de políticas educacionais, como da própria população que, ao acreditar no poder da educação como mecanismo de progressão ou ascensão social, busca compreender esse processo ao longo do tempo.