SISTEMA PARA ANÁLISE AUTOMATIZADA E REMOTA DA INTEGRIDADE ESTRUTURAL E ADERNAMENTO EM TETOS DE TANQUES INDUSTRIAIS

Número do processo: 
BR 102023013086-
Inventores: 
Carlos Alberto Gallo, Julio Endress Ramos, Roberto Mendes Finzi Neto, Marcelo Barros de Almeida, Márcio José da Cunha, Quintiliano Siqueira Schroden Nomelini, José Waldemar da Silva, Marcília Batista de Amorim Finzi, Lucas Altamirando de Andrade da Rocha,
Categoria: 
Patentes
Áreas de Atuação: 
Indústria Química
Problema/Aplicação Tecnológica: 

A invenção propõe um sistema para medição de integridade estrutural e adernamento (inclinação) em tetos de tanques industriais. O sistema monitora a estrutura (incluindo vigas de reforço e sistema de apoio) utilizando o método de assinatura eletromecânica (EMI). Ele é capaz de captar trincas, características de fadiga, desgaste por perda de massa ou corrosão, dispensando inspeções visuais arriscadas e permitindo que as manutenções sejam programadas apenas quando realmente necessárias. O sistema opera de forma automatizada e remota, apresentando os resultados em tempo real via web.

Diferencial: 

O sistema inova ao integrar uma rede de sensores piezelétricos (PZT) que funcionam como atuadores e sensores para coletar a assinatura eletromecânica da estrutura. O principal diferencial reside na sua adequação a áreas classificadas para a indústria petroquímica, pois utiliza comunicação sem fio entre todos os sensores. Além disso, o software de interpretação vai além da simples detecção, realizando a análise do grau de severidade do dano e apresentando os resultados de forma georreferenciada e visualmente intuitiva, utilizando um mapa de calor. A invenção também soluciona o alto custo dos analisadores de impedância tradicionais ao implementar uma versão de baixo custo para o cálculo da impedância eletromecânica.

Oportunidade: 
A tecnologia oferece oportunidade de licenciamento para empresas que gerenciam grandes infraestruturas e atuam em ambientes de risco (como a petroquímica e de energia), onde a segurança operacional e a redução de riscos são prioritárias.
Para mais informações, entre em contato com Agência Intelecto: 
atendimento@intelecto.ufu.br