rebir

(Arte: Ludimila de Castro)

 

Considerando a importância fundamental do uso do modelo animal para a manutenção e desenvolvimento das pesquisas nas áreas das Ciências Biomédicas, da Saúde Humana e Animal e seu impacto considerável em diversos setores da sociedade, a Rede de Biotérios de Roedores (Rebir), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Propp/UFU), promove, nos dias 26, 27 e 28 de abril, o II Workshop em Ciência de Animais de Laboratório. A proposta é apresentar a Ciência de Animais de Laboratório (CAL) aos estudantes de graduação e pós-graduação, enquanto campo de atuação para Medicina Veterinária, Zootecnia, Ciências Biológicas, Biomedicina, Biotecnologia e demais áreas de formações afins.

O evento tem por objetivo a atualização de conhecimento de pesquisadores, docentes, técnicos/bioteristas e profissionais da área. Além disso, propõe disseminar os princípios éticos e legais da utilização de animais em experimentos científicos, fomentar a aquisição de conhecimentos por parte de pesquisadores da área sobre a importância do atendimento às Resoluções Normativas do Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (Concea) e da atuação das Comissões de Ética na Utilização Animal (CEUA) nas instituições. Busca, também, apresentar a Rede Mineira de Biotecnologia em Modelos Experimentais (RMBME) à comunidade científica, bem como integrar os membros das demais universidades mineiras componentes desta rede. Por isso, junto ao workshop, acontece o Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (SBCAL) e o I Encontro da RMBME.

O evento acontecerá no anfiteatro do Bloco 2A do Campus Umuarama, sob financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e em parceria com a Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU). Nos dias, acontecerão palestras, mesas-redondas, minicursos, apresentação de trabalhos e uma visita aos laboratórios da Rebir. Para saber a programação completa e informações de inscrição e submissão de trabalho, acesse: eventos.ufu.br/2workshopcal.

 

*Via Comunica UFU

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Texto original: https://comunica.ufu.br/node/22668

 

Evento acontece junto ao Encontro Regional da SBCAL e ao I Encontro da RMBME
II Workshop CAL
Microscópio de varredura a laser confocal é um dos equipamentos da Relam. (Foto: Arquivo Propp)

 

A Rede de Biotérios de Roedores (Rebir) e a Rede de Laboratórios Multiusuário (Relam) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Propp/UFU) foram aprovadas, em uma proposta conjunta, na Chamada Pública Ambientes Controladores e Salas Limpas da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O objetivo da chamada é selecionar propostas para a concessão de apoio financeiro para implantação, adequação e melhoria de infraestruturas de ambientes controlados e salas limpas para desenvolvimento de pesquisa. O projeto proposto pela UFU ficou entre os 20 primeiros mais bem colocados.

O projeto busca uma melhor adequação de áreas limpas para a manutenção segura de células de mamíferos (humanas e animais) e de agentes infecciosos em modelos animais. “Parte da verba será utilizada para a construção de um biotério e de um laboratório de nível de biossegurança 3 (NB-3), o que abrirá possibilidades do desenvolvimento de estudos com patógenos emergentes da classe de risco 3, seguramente manipulados, atendendo a uma demanda crescente de pesquisadores”, explica Rafael Borges, coordenador do Rebir.

 

1 . Os laboratórios

 

A Rede de Biotérios de Roedores da UFU produz ratos e camundongos para pesquisas. Ela atende, de forma gratuita, a toda comunidade acadêmica da universidade, previamente qualificada pela Comissão de Ética na Utilização de Animais (Ceua), com o fornecimento de animais, estrutura física e insumos necessários à realização das pesquisas.

Já a  Rede de Laboratórios Multiusuários (Relam) é um espaço de integração que agrega equipamentos multiusuários, estimulando a cooperação por meio de compartilhamento dos mesmos e de suas instalações físicas, otimizando o uso de recursos e o custo-benefício da manutenção de infraestruturas necessárias para o funcionamento de tais equipamentos. Ambas as Redes são vinculadas à Propp.

 

Todas as pesquisas promovidas pela Rebir são aprovadas pela Comissão de Ética na Utilização de Animais (Ceua/UFU). (Foto: Fabiano Goulart)

 

Com a aprovação no edital, os laboratórios da Propp conseguirão mais investimentos para continuar suas produções e pesquisas científicas. “Em conjunto, tanto a reforma e adequação do biotério da Rebir, quanto a construção de uma área NB-3, irão alavancar e proporcionar uma pesquisa científica de alta qualidade e competitividade para a universidade”, conclui Borges. O resultado com todos os aprovados na Chamada Pública está disponível no site da Finep.

 

* Via Comunica UFU

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Texto original: https://comunica.ufu.br/node/21361

Rebir e Relam receberão apoio financeiro para melhorias de infraestrutura
Pesquisa

Em atendimento ao retorno das atividades acadêmicas do período 2021/2 para o formato presencial, vigente a partir do dia 07 de março de 2022 conforme Resolução CONSUN Nº 30, os treinamento da REBIR voltarão a ocorrer presencialmente a partir do dia 30 de maio de 2022 ocorrendo em dois momentos distintos (Treinamento Teórico com duração prevista de quatro horas e Visita Prática com duração prevista de 30 minutos), respeitando os protocolos de biossegurança. 

Fiquem atentos aos horários de realização dos treinamentos nas datas disponibilizadas no formulário de inscrição os quais serão atualizados sempre com uma semana de antecedência data selecionada para realização do treinamento e informada por e-mail. 

Para acessar o formulário e realizar a sua inscrição, clique aqui.

Treinamento Presencial de usuários da REBIR
Treinamento

Estão encerrados as inscrições para as vagas de estágio na Diretoria de Pesquisa (DIRPE). Fiquem atentos as instruções que estarão disponibilizadas no seu e-mail de convocação para a prova. A oportunidade de estágio na área de atuação é um grande divisor de águas, pois vai cobrar exatamente de você o que você foi preparado durante o curso escolhido e assim será melhor colocado no mercado de trabalho. Estude muito, trabalhe duro e tenha sucesso.

Deferimento das Inscrições:

CPF: 416.***.***-56     Deferido

CPF: 037.***.***-40     Deferido

CPF: 051.***.***-82     Deferido

CPF: 037.***.***-40    Deferido

CPF: 121.***.**-08      Deferido

 

Estágio DIRPE
Seleção de Estágio DIRPE

Prezados usuários, devido ao fato das atividades desenvolvidas no biotério se tratarem de atividades essenciais (manutenção de animais em cativeiro), estamos funcionando em escalas de revezamento, porém todos os dias da semana. Qualquer dúvida acerca do funcionamento da REBIR, entrem em contato pelos nossos e-mails (rebir@propp.ufu.br ou rebirufu@gmail.com) que iremos atendê-los.

Canais de contato
Funcionamento REBIR

A Rede de Biotério de Roedores (REBIR) da Universidade Federal de Uberlândia, divulga o seguinte informe (SEI  23117.014356/2021-51), para atualizar e informar os usuários da Rede sobre o funcionamento da mesma durante período de pandemia de COVID-19.

 

Como irá funcionar neste período
Funcionamento da REBIR

Segundo a Profa. Dra. Letícia de Souza Castro Filice, coordenadora da Comissão Interna de Biossegurança da UFU (CIBio), aconteceu no dia 04 de outubro a Capacitação em Biossegurança em Biotérios. Evento promovido pela CIBio, com apoio da Rede de Biotérios de Roedores (REBIR) e Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPP).  O curso foi ministrado pelo Dr Joel Majerowicz, Coordenador de Programas e Projetos da Fundação Oswaldo Cruz/ DF, que expôs técnicas de Biossegurança em Biotérios de criação e experimentação animal, bem como aplicação de boas normas de segurança laboratorial. O evento foi um sucesso de público com participação de professores, técnicos e alunos da UFU e instituições parceiras que que trabalham diretamente com modelos animais.

CIBio realiza Capacitação: Biossegurança em Biotérios
CIBio