capes

Edital PROPP nº 1/2025


Chamada interna para Seleção de Propostas para Aquisição de Equipamentos de Pesquisa a partir do Programa Pró-Equipamentos da CAPES


A Universidade Federal de Uberlândia, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP), torna pública a abertura das inscrições para a solicitação de apoio financeiro para a aquisição de equipamentos, destinados ao fortalecimento da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica dos Programas de Pós-Graduação (PPGs), no âmbito do Programa Pró-Equipamentos, conforme regulamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

 

Clique aqui e acesse o edital completo.

Chamada interna para Seleção de Propostas para Aquisição de Equipamentos de Pesquisa a partir do Programa Pró-Equipamentos da CAPES
Pró-Equipamentos Capes
PORTARIA Nº 347, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2024 - CAPES
19/11/2025 - 16:35 - atualizado em 19/11/2025 - 16:35
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, Fundação Pública, criada pela Lei nº.
EDITAL 07/2024 - CAPES
19/11/2025 - 16:20 - atualizado em 19/11/2025 - 16:21
A PRESIDENTE DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES, Fundação Pública, inscrita no CNPJ nº 00.889.834/0001-08, no cumprimento das atribuições conferidas pela Lei nº 8.405, de 9 de janeiro de 1992 e pelo Estatuto aprovado pelo Decreto nº 11.238, de 18 de outubro de 2022, torna pública a seleção de bolsistas para o Programa Move la America.
Tópicos: 

Divulgação das Homologações efetuadas pela Pro-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação 

referentes ao edital CAPES/PDSE 17/2025 primeira chamada.

Tabela com as Homologações 2025
Tabela com as Homologações 2025
Propp avalia que o desempenho da UFU neste quadriênio foi muito bom, pois a maioria dos programas, agora, está concentrada nos conceitos 4 e 5. (Foto: Campus Santa Mônica/ Milton Santos)

 

Após acordo entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Ministério Público Federal, foi divulgada a Avaliação Quadrienal 2017-2020 dos cursos de pós-graduação do país. Dos 50 programas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que foram avaliados, 24 subiram de nota, 23 mantiveram o índice e apenas três diminuíram.

Os destaques foram os programas de pós-graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas (PPIPA) e em Engenharia Química (PPGEQ), que conquistaram a nota 7 (máxima), e os programas de pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL), em Química (PPGQUI) e em Ciências da Saúde (PPCSA), que subiram para nota 6.

 

Fonte: Diretoria de Pós-Graduação/Propp/UFU

 

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU, Carlos Henrique de Carvalho, avalia que o desempenho da universidade neste quadriênio foi “muito bom”, pois a maioria dos programas, agora, está concentrada nos conceitos 4 e 5. Carvalho destaca as ações institucionais que tiveram impacto no crescimento das notas: apoio financeiro para publicações qualificadas e participações em eventos (o valor concedido pela Propp em forma de pagamento de publicação de artigos no período de 2017 a março de 2022 foi de R$ 838.379,33); o Programa Pró-acompanhamento; a criação da Rede de Laboratórios Multiusuários (Relam) e o Programa de Internacionalização (UFU-Capes.PrInt). “Parabéns a toda a comunidade acadêmica UFU e, principalmente, às coordenações”, afirma o pró-reitor.

A diretora de Pós-Graduação da UFU, Eloisa Ferro, também destaca a importância do Programa Pró-acompanhamento, pois 61% dos programas de pós-graduação que aderiram a ele subiram de nota. “Estou extremamente feliz e orgulhosa do desempenho dos programas de pós-graduação. Acredito que o trabalho sério e competente do conjunto dos docentes, discentes e técnicos administrativos foi fundamental para esse êxito. É um resultado fantástico para a nossa instituição”, finaliza.

 

Fonte: Diretoria de Pós-Graduação/Propp/UFU

 

* Por Diélen Borges, via Comunica UFU

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Texto original: https://comunica.ufu.br/node/21415

 

 

Imunologia e Parasitologia Aplicadas e Engenharia Química conquistaram nota máxima
Pós-Graduação

O grupo gestor do CAPES PrInt UFU em parceria com a Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação divulga o resultado final da modalidade bolsas edital 01/2019 UFU CAPES PrInt.

Edital:http://www.propp.ufu.br/acontece/2019/02/acontece-capes-print

Edital 01/2019 CAPES/PrInt
Pró Reitoria divulga.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia, no exercício de suas competências legais e nos termos do Edital CAPES 41/2017 e da Portaria SEI REITO 388, de 04 de maio de 2018, torna público o Edital de Seleção de Bolsistas no para o Programa Institucional de Internacionalização da Universidade Federal de Uberlândia (UFU-CAPES.PrInt).

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INTERNACIONALIZAÇÃO UFU-CAPES.PrInt
Acontece CAPES PrInt

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, nesta segunda-feira (01/10), o resultado do Prêmio Capes de Tese - Edição 2018, referente a teses defendidas em 2017. Três trabalhos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) receberam menção honrosa.

Uma das teses premiadas é Simulation of a new pipe design for erosion reduction in curves (Simulação de um dispositivo para redução da erosão em curvas), defendida por Carlos Antonio Ribeiro Duarte e orientada pelo professor Francisco José de Souza, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.

O trabalho propõe uma alteração geométrica em tubulações para diminuir as erosões provocadas pelo acúmulo de partículas nos pontos de curvas. Com o duto torcido desenvolvido na UFU, há menos concentração de partículas em um único ponto, o que diminui os dados na tubulação, especialmente de indústrias.

“Eu enxergo [a menção honrosa] como mais uma demonstração do empenho e da competência técnica da UFU no cenário nacional. Mesmo em face das dificuldades da ciência brasileira nós continuamos acreditando", disse o professor Souza.

Outra tese que recebeu menção honrosa é Study of catalysts for the hydrodeoxygenation reaction of phenol(Estudo de catalisadores para a reação de hidrodesoxigenação do fenol), do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, desenvolvida pela estudante Karen Abreu Resende, sob a orientação da professora Carla Eponina Hori.

A pesquisa é sobre o melhoramento das propriedades de bio-óleo de pirólise (queima sem combustão) para sua aplicação como combustível. "A premiação será muito importante para o curso de Pós-graduação em Engenharia Química, pois ela representa o reconhecimento da qualidade do trabalho no nosso programa", afirma Hori.

Também foi reconhecida com menção honrosa a tese Emergência de Campylobacter jejuni no setor avícola e na saúde pública do Brasil, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias. A pesquisa foi divulgada em reportagem do Comunica UFU em agosto deste ano.

Orientada pela professora Daise Aparecida Rossi, a bióloga e veterinária Roberta Torres de Melo constatou na carne de frango nacional a presença da bactéria Campylobacter jejuni, que ocasiona inflamação no estômago e está relacionada à síndrome de Guillain-Barré.

O Prêmio Capes de tese foi criado em 2005 e é outorgado anualmente às melhores teses de doutorado aprovadas nos cursos de pós-graduação em cada uma das 49 áreas do conhecimento. As menções honrosas são dadas a duas teses de cada área. Os critérios de avaliação são a originalidade do trabalho, a sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato. O evento de entrega dos prêmios acontecerá em Brasília, no dia 13 de dezembro, às 17h, na Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade).

Pós-graduação
Três teses da UFU recebem menção honrosa